O Instituto Oceânico e Atmosférico Americano confirmou as projecções da Organização Meteorológica Mundial (OMM) apresentadas em Copenhaga: a última década foi "a mais quente da História, com temperaturas superiores em 0,54 graus à média das do século XX".
Mas o pior ainda está para vir. De acordo com o Instituto de Meteorologia do governo britânico, o Mundo pode atingir níveis-recorde de temperatura neste ano que agora nasceu. A previsão do Met Office é de que o Mundo pode ficar 0,6 graus Celsius mais quente do que a média de 1961-90, por conta do fenómeno El Niño – aquecimento moderado do oceano Pacífico tropical – e das interferências do Homem no meio-ambiente. Segundo o instituto, tudo vai depender da força que o El Niño terá no começo do ano.
Um ano quente recorde não é, por isso, uma certeza, especialmente se a corrente do El Niño diminuir rapidamente nos primeiros meses ou se houver uma grande erupção vulcânica, que poderia lançar grandes quantidades de cinzas e de outras partículas na atmosfera, bloqueando a luz do Sol.
Até ao momento, o ano mais quente foi o de 1998, com uma média de 14,52 graus, devido à combinação de uma das mais fortes ocorrências do El Niño já registadas com o aquecimento da Terra. Mesmo assim, caso o aquecimento das águas do Pacífico – previsto para ter intensidade moderada – seja mais prolongado, passando de Março, o recorde irá ser batido. O ano que agora terminou, recorde-se, ficou entre os cinco mais quentes da História.
A superfície da calota polar do Árctico atingiu o nível mínimo pelo terceiro ano consecutivo, enquanto as temperaturas dos oceanos são as sextas mais quentes já registadas (+ 0,47 graus em relação à média do século XX). A elevação da temperatura dos mares alarma os cientistas, contribuindo para aumentar ainda mais a temperatura do Planeta.
Os dados do Met Office são usados pelo Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas da ONU e as suas previsões entre 2000 e 2009 tiveram uma margem de erro de apenas 0,06 graus.
AUMENTA TEMPERATURA EM PORTUGAL
A temperatura média em Portugal está a aumentar a um ritmo mais rápido do que no resto do Mundo, com um crescimento de 0,33 graus por década. Segundo a análise climatológica dos últimos dez anos e tendo em conta apenas os valores de referência do País, a temperatura média em 2009 ficou 0,9 graus acima do normal. Comparativamente às temperaturas no resto do Mundo, Portugal ficou no ano passado entre 0,55 e 0,33 graus acima dos valores médios, praticamente o dobro daquilo que foi registado em termos mundiais como anomalia relativamente ao valor de referência. O aquecimento em Portugal vai já para além dos valores médios registados em termos do Globo. Em termos de temperaturas máximas, 2003 registou a maior de sempre, com 47,4 graus na Amareleja.
DATAS DA CIÊNCIA
1958. 4 Janeiro
Após 92 dias no Espaço, o satélite soviético Sputnik 1, uma esfera de aproximadamente 50 centímetros e pesando 83,6 kg, primeiro objecto artificial colocado em órbita terrestre, desintegra-se ao reentrar na atmosfera.
1785. 7 Janeiro
Morre, em prisão domiciliária, Galileu Galilei, filósofo, matemático, físico e astrónomo italiano, após condenação pela Santa Inquisição. Teve um papel preponderante na chamada "revolução científica". Só em 1992 a Santa Sé reconheceu o erro contra Galileu, quando em 1642 afirmou que a Terra girava em torno do Sol.
1960. 8 Janeiro
A Marinha dos EUA anuncia que o batiscafo ‘Trieste’ desceu a uma profundidade de 7300 metros no Pacífico. A 13 do mês seguinte, Jacques Piccard e Donald Walsh atingiriam, no mesmo batiscafo, 10 922 metros de profundidade, na Fossa das Marianas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário